• Detalhe pintura Aredores de Curitiba
  • Detalhe pintura Duas Racas
  • Detalhe pintura Entrada Barra Sul Por do Sol
  • Detalhe pintura Mulher Desconhecida
  • Detalhe pintura Paisagem com Lírios
  • Detalhe pintura Paisagem Paranaense

Programação das oficinas

Oficinas de arte do Museu Alfredo Andersen

Grade Horária - 2º Semestre de 2017

Grade Horária

 

OS CURSOS

CERÂMICA

Oficina básica de cerâmica

Prática de modelagem em argila, apresentando as técnicas básicas e com estímulo para o desenvolvimento da atitude estética no espaço plástico.

Aprendizado do processo de queima em forno elétrico e montagem de forno.

Oficina avançada
 (Para participantes com conhecimento técnico em cerâmica)

Prática voltada ao aprimoramento das técnicas de construção, elaboração e desenvolvimento de uma linguagem pessoal tendo a argila como material de produção e estudo (tema proposto).

Técnicas de aplicação de engobe e vidrado para queima em forno elétrico de baixa e média temperatura.

Oficina de cerâmica voltada à Pesquisa e Experimentação
(Para participantes que já possuem conhecimento e produção em cerâmica)

Criação e aprimoramento artístico por meio da pesquisa e produção de materiais diferenciados (massa, engobe, vidrado, tipos de queima e outros) com observação e diagnóstico do trabalho pessoal ou grupo de participantes.

Orientadores: Soraia Savaris e Juliana Pimenta

Soraia Savaris é graduada em Educação Artística/Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP); pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela PUC-PR; Professora de Artes (1986-1992) pela SEEC. Foi Coordenadora do Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen (1992-2001), participou de diversos salões de arte individuais e coletivos, de curadorias de exposições, foi membro de júri em exposições artísticas estaduais. É orientadora do Atelier de Cerâmica do Museu Alfredo Andersen desde 1995.

Juliana Pimenta é licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP); pós-graduada em Educação com Ênfase em Artes. Tem experiência na área da cerâmica desde 2004. Participou de Congressos e Simpósios de Cerâmica, frequentou oficinas e ateliês de Modelagem, Esmaltes Cerâmicos, Serigrafia e Decalques Vitrificáveis na Cerâmica, entre outros. Possui capacitação em Cerâmica e Porcelana pelo Centro de Tecnologias Cerâmicas – CESTEC, participou do curso técnico em Cerâmica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). É orientadora do Atelier de Cerâmica do Museu Alfredo Andersen desde 2012.


OFICINAS DE PINTURA E DESENHO

Pintura 1- Terça ou quinta-feira / 9h às 12h
O curso é destinado a alunos iniciantes e avançados. Serão abordadas técnicas como acrílica sobre tela, aguada e meios mistos. A oficina ainda propõe discussões em relação a produção pictórica, dando ênfase a produção pessoal, baseada em artistas diferentes e noções de história da arte.

Pintura 2- Quarta-feira / 9h às 12h
O curso é destinado a alunos que já frequentam o ateliê de pintura do Museu Alfredo Andersen a mais de um ano e já desenvolvem uma produção artística. A oficina propõe discutir a produção pessoal de cada aluno, desenvolver projetos expositivos e estimular o envio para salões de arte.

Desenho Terça-feira / 18h30 às 21h30
No curso de desenho artístico o aluno desenvolve diferentes técnicas de desenho, como o grafite, carvão e nanquim. Ele compreende a construção do desenho de observação, em relação à proporção, perspectiva, luz e sombra, além de explorar a criatividade em exercícios que estimulam a criação artística. 

Orientador: Luiz Lavalle

Luiz Lavalle é formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e pós-graduado em Artes Visuais pelo SENAC. Trabalha com desenho, pintura e gravura, ministrou vários cursos e participou de vários salões de arte do Estado. É orientador de Pintura e Desenho no Atelier de Arte do Museu Alfredo Andersen desde 2012. 


INSCRIÇÕES
As inscrições para os cursos do Atelier de Arte do Museu Alfredo Andersen abrem duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestres, em datas a serem confirmadas e divulgadas no site do museu. Os interessados em participar devem fazer sua inscrição na secretaria, mediante apresentação de documento com foto. No final do curso são emitidos certificados aos participantes. Os cursos são gratuitos, de duração semestral, e as vagas são limitadas.

Recomendar esta página via e-mail: