• Detalhe pintura Aredores de Curitiba
  • Detalhe pintura Duas Racas
  • Detalhe pintura Entrada Barra Sul Por do Sol
  • Detalhe pintura Mulher Desconhecida
  • Detalhe pintura Paisagem com Lírios
  • Detalhe pintura Paisagem Paranaense

Espaço Físico

As diferentes atividades do Museu Alfredo Andersen são desenvolvidas em três edificações localizadas no bairro São Francisco, entre os centros histórico e político de Curitiba.

Duas dessas construções estão localizadas na Rua Mateus Leme, nº 336. A primeira delas é o edifício sede do Museu Alfredo Andersen, que comporta as salas de exposição do acervo e de mostras temporárias. A segunda é uma edificação erigida entre 1988 e 1989, onde estão os setores administrativos do MAA, a reserva técnica, a Coordenação de Acervo e Documentação, o auditório e os ateliês – local onde são desenvolvidas as atividades educativas.

A terceira e a mais recente de todas (cujas novas instalações foram inauguradas em julho de 2006) está localizada na Rua Mateus Leme, nº 56, onde funciona o Centro Juvenil de Artes Plásticas.


Salas de Exposições

O conjunto arquitetônico do Museu Alfredo Andersen possui um grupo de salas expositivas no edifício sede. No térreo ficam as Salas do Acervo, que se destinam a mostrar a obra de Alfredo Andersen, contendo em uma delas objetos do seu ateliê; e Salas Alternativas (térreo e primeiro andar), destinadas a mostras de curta duração de artistas contemporâneos ou artistas convidados.


Atividades Desenvolvidas

Os diferentes setores do Museu Alfredo Andersen oferecem vários serviços à comunidade local e acadêmica.

A Coordenação de Acervo e Documentação é o setor responsável pela guarda e manipulação do acervo do Museu Alfredo Andersen, e pela catalogação da obra do artista e dos diferentes tipos de documentos relacionados a ele e a suas obras. O setor desenvolve pesquisa e atende pesquisadores e estudantes que buscam assuntos relacionados a Andersen.

Visando auxiliar o público em geral e os alunos, o MAA mantém a Biblioteca Max Conradt Júnior. Composta por cerca de mil volumes, ela foi inaugurada em 1994, numa ação conjunta do Museu Alfredo Andersen com a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, que visou disponibilizar à comunidade local o acervo bibliográfico específico em artes plásticas existente no Atelier, e também as publicações doadas ao Museu Alfredo Andersen pelo colecionador de obras de arte e agente cultural Max Conradt Júnior.

Auditório: localizado no subsolo do prédio administrativo, dispõe de cerca de 50 lugares para receber palestrantes, performances, apresentações, peças de teatro e debates. É um espaço destinado à comunidade e à cultura.

A Coordenação de Arte-Educação é o setor responsável pela organização e promoção das visitas guiadas aos espaços expositivos e educativos do Museu Alfredo Andersen. As visitas são organizadas de acordo com a idade e nível de conhecimento dos visitantes. As visitas de escolas são normalmente acompanhadas por apresentações cênicas, projeções de documentários e atividades lúdicas sobre Alfredo Andersen, e ocorrem nas dependências do museu. As atividades da Coordenação de Arte-Educação são conduzidas por funcionários especializados e estagiários – estudantes de graduação em Artes ou História de instituições públicas e privadas de Curitiba.

No intuito de manter o comprometimento de Andersen com o ensino de artes, o MAA mantém cursos de curta duração para crianças e jovens no Centro Juvenil de Artes Plásticas e no Ateliê de Arte.

O Centro Juvenil de Artes Plásticas é o espaço do Museu Alfredo Andersen que realiza diferentes oficinas de curta duração para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Ele conta com um corpo fixo de educadores graduados em Artes, e tem por objetivo levar a criança e o adolescente a experimentar a expressão pessoal por meio do uso de diferentes técnicas e linguagens artísticas, assim como ao conhecimento da arte pelo estudo de sua história. O Centro Juvenil de Artes Plásticas mantém frequente contato com instituições de ensino e cultura que promovem a arte entre as crianças, e seus alunos são incentivados a participar com seus trabalhos de mostras nacionais e internacionais de arte infantojuvenil.

O Atelier de Arte é o setor do Museu Alfredo Andersen responsável pela realização de cursos de curta duração sobre artes visuais. Os cursos são indicados para pessoas com mais de 17 anos que possuam ou não prévio conhecimento na área. Possui um corpo fixo de docentes ministrando cursos práticos de desenho, pintura, cerâmica e artes visuais em geral.
Recomendar esta página via e-mail: